We preserve and appraise Madeira’s Documented Cultural Heritage.

Available actions

Reader available actions

Share
 

Francisco João Barreto

Description details

Description level

Fonds Fonds

Reference code

PT/ABM/FJB

Title type

Atribuído

Descriptive dates

Ant. 1934

Dimension

38 negativos em suporte de vidro, monocromáticos, de gelatina de sal de prata, sendo 13 de 12 x 16 cm, 15 de 9 x 12 cm, 8 de 8 x 11 cm e 2 de 15x 12 cm; uma prova fotográfica monocromática, de 9 x 12 cm.

Support

Suportes > Negativo simples
Suportes > Papel
Suportes > Positivo
Suportes > Vidro

Holding entity

Photographia-Museu Vicentes, em depósito no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira

Biography or history

Francisco João Barreto nasceu a 8 de novembro de 1877, na Freguesia da Sé, sendo filho de Francisco João Barreto, natural do Porto Moniz e de Maria Adelaide de Gouveia Barreto, natural da Freguesia da Ponta do Pargo, Concelho da Calheta. Faleceu em Lisboa, a 2 de janeiro de 1934.

Casou em primeiras núpcias com Cristina de Freitas Brazão (1870-1923) a 27 de setembro de 1899, na Freguesia da Fajã da Ovelha, Concelho da Calheta, de quem teve seis filhos. Casou em segundas núpcias, na Conservatória do Registo Civil da Calheta, com Afra Martins de França Gouveia (1906-1993), a 26 de novembro de 1924.

Fotógrafo amador, foi médico de profissão, formado na Escola Médico-Cirúrgica do Funchal, tendo exercido a sua atividade na Freguesia da Fajã da Ovelha, Concelho da Calheta, como médico municipal e delegado de saúde do Concelho da Calheta.

Custodial history

A coleção, numa primeira fase, foi inventariada pela funcionária do Photographia-Museu Vicentes, Eduarda Costa, que procedeu a um inventário manuscrito e, depois, passada a máquina de escrever (constante da capa).

Entre 14 março e 6 de abril de 2001, a funcionária do museu, Conceição Boloso Câmara, procedeu a um inventário mais técnico e do qual não se encontram registos nos CD’s do Museu, o que resta é somente o suporte em papel.

Para a preparação da exposição, em 2016, do dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus, procedeu-se a uma pré-inventário da coleção, que consta de um documento à parte.

Acquisition information

Esta coleção foi doada ao Photographia-Museu Vicentes, a 29 de maio de 1985, pelo professor Francisco Manuel Santana Barreto (1925-2003), neto do fotógrafo.

Foi depositada no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira em junho de 2016.

Scope and content

Esta coleção é constituída por 38 negativos, em suporte de vidro, e 1 prova fotográfica.

A coleção, numa primeira fase, foi inventariada pela funcionária do Photographia-Museu Vicentes, Eduarda Costa. Entre 14 março e 6 de abril de 2001, a funcionária do Photographia Museu Vicentes, Conceição Boloso Câmara, procedeu a um inventário mais técnico. Para a preparação da exposição, em 2016, do dia 18 de maio - Dia Internacional dos Museus, procedeu-se a um pré-inventário da coleção.

Este fundo é constituído por dois negativos de paisagens, dois negativos de edifícios e trinta e cinco negativos de retratos. Não havendo qualquer registo da identificação dos retratados, presume-se, ainda assim, que a grande maioria sejam retratos de familiares ou pessoas próximas de Francisco João Barreto.

Keyword

Índice de Assuntos > Arquitetura civil
Índice de Assuntos > Paisagem rural
Índice de Assuntos > Retratos

Arrangement

À data do depósito, o arquivo encontrava-se organizado por tamanho de suporte, e com uma numeração sequencial, tendo essa organização sido mantida, introduzindo-se apenas três secções temáticas, considerando o conteúdo das imagens: 1. PT/ABM/FJB/A - Paisagens; 2. PT/ABM/FJB/B - Arquitetura Civil; 3. PT/ABM/FJB/C - Retratos.

Access restrictions

Comunicável. O fundo está disponível ao público em formato digital.

Conditions governing use

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização do ABM. Em todas as imagens serão obrigatoriamente referenciados os respetivos créditos, segundo o Regulamento Geral de Acesso e Reproduções do ABM.

Other finding aid

Francisco João Barreto: instrumentos descritivos, 2017 (idd n.º 135)

Notes

A datação tem em consideração a data da morte de Francisco João Barreto.

Descrição final elaborada por Manuela Marques, com base em informação recolhida nos documentos provenientes do Photographia-Museu Vicentes, produzidos entre 1985 e 2016, da autoria de Eduarda Costa, Conceição Câmara, Helena Araújo e Vítor Luís.